A proposta era ousada. Mas, eles deram “conta do recado”. Nesta quinta-feira, 7 de Setembro, os alunos da rede municipal de São Gabriel desenvolveram com maestria o tema “Democracia: avanços e desafios”, sugerido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura para o Evento Cívico de Independência do Brasil. Após apresentação da Banda Marcial, o titular da pasta, José Adaílson, parabenizou os envolvidos no evento e fez um contraponto entre a situação atual do país e os valores democráticos. Em discurso, o prefeito Hipólito Rodrigues fez um breve relato sobre a história do Brasil e sobre o papel do educador na formação de uma nação. “Com ética, respeito e cidadania, podemos mudar esse paradigma de que tudo está perdido”.

A Creche Infância Feliz abriu a sequência de apresentações: com coreografia e figurino especial, os pequenos e pequenas trabalharam o tema “Se criança governasse o mundo”. Em seguida, a Escola Gracinda Rita da Rocha trouxe o número musical “Crianças, nossos herdeiros do futuro”. Com um viés político, a Escola José Antônio da Rocha trouxe uma performance inspirada na canção “Golpe Não”, de Chico César. A Escola Domingos Durães, por sua vez, fez uma representação da trajetória de Lampião e Maria Bonita, ícones da história do país. Numa iniciativa ousada, a Escola Juvêncio da Rocha surpreendeu o público com o cordel “Brasil, viúvo da Democracia”.

GALERIA DE IMAGENS – CONFIRA!

Seguindo o cronograma definido pela Secretaria de Educação, o Instituto Paraíso de Ensino encenou o musical teatral, “Da Ditadura à Democracia, no compasso da música”. Em outro número carregado de teatralidade, a Escola Rosimiro de Abreu fez uma dramatização da música “Meu país”, composta por Zé Ramalho. Por fim, fechando o Evento Cívico com uma demonstração de otimismo e consciência social, a Escola Clarice Nunes Gama representou o tema “Eu só quero é ser feliz”.

Também marcaram presença autoridades, representantes da Administração Municipal e do Poder Legislativo, o empresário Zé Carlos da Cebola e lideranças da cidade. À tarde, a partir das 15h, as comemorações pela Independência do Brasil seguem no Povoado de Gameleira do Jacaré. Compareça, leve sua família e faça parte dessa história!

Prefeitura Municipal – Nós fazemos uma São Gabriel melhor