“O nosso futuro é uma consequência do que fazemos no presente. A melhor arma nesta batalha é a Educação”. Com essa frase de efeito, o soldado Amaral, instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), fechou seu discurso durante cerimônia de formatura de 159 crianças da rede municipal de São Gabriel. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (30), na sede da cidade, e contou com a presença de autoridades, professores, diretores, membros da comunidade escolar, além de pais e mães de alunos. Numa parceria entre a Polícia, a Escola e a Família, o programa tem como objetivo "transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência". O PROERD tem como base a experiência educativa norte-americana, que já foi implantada com sucesso em mais de 60 países. Durante o evento, o comandante do 7º Batalhão da PM Irecê, tenente coronel Gilson Seixas, agradeceu o apoio da Prefeitura de São Gabriel e ressaltou a responsabilidade da família no processo de formação dos filhos. “A escola e a PM são parceiros nesta jornada, mas vocês precisam assumir essa responsabilidade: a célula mais importante é o lar”. Os alunos que mais se destacaram durante as 10 semanas em que o PROERD foi desenvolvido nas escolas receberam troféus e tiveram a oportunidade de ler suas redações para toda a plateia.

Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Educação, José Adaílson (Daí), agradeceu o empenho de todos os professores, coordenadores e diretores e também fez questão de frisar a necessidade de comprometimento das famílias: “precisamos manter as crianças longe das drogas e das más influências… Pais, não abandonem seus filhos”. Visivelmente emocionado, o prefeito Hipólito Rodrigues agradeceu à PM pelo “compromisso social” e, em tom de brincadeira, se dirigiu diretamente aos formandos da rede municipal. “Tô morrendo de inveja de vocês porque na minha época não teve PROERD”. Em seguida, incorporou o instrutor e comandou a “tropa”: “luz, câmera, ação… Hoje é dia de PROERD”. Aplicados, os alunos responderam aos comandos. “Cada um de vocês aqui já tem discernimento para saber o que é certo e o que é errado. Com certeza, vocês seguirão o caminho do bem e serão motivo de orgulho para nossa cidade. O futuro de São Gabriel está nas mãos de vocês”, finalizou Hipólito. Prefeitura Municipal – Nós fazemos uma São Gabriel melhor