Fazer o melhor com o que se tem: esse tem sido uma espécie de “lema” da gestão Hipólito Rodrigues. Essa expressão, carregada de otimismo e força de vontade, sintetiza muito bem o trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar de São Gabriel e pelo Grupo de Trabalho da Criança e do Adolescente, referência em toda Região de Irecê. Nesta sexta-feira, 10 de novembro, o município sediou uma importante reunião do grupo, que contou com a participação de representantes da capital baiana e de mais 18 municípios da Região de Irecê. O prefeito Hipólito Rodrigues, na condição de anfitrião, deu boas-vindas a todos, ratificou o compromisso do município na defesa dos direitos da Criança e do Adolescente e se comprometeu a lutar (junto com os demais prefeitos da Bahia) para que a União não reduza o orçamento destinado à área social.

O secretário municipal de Assistência Social, Noberto Gonçalves de Oliveira, também fez as “honras da casa” e pregou a união de todos (poder público e sociedade) na defesa da Criança e do Adolescente. A primeira palestra foi proferida por Fábio Rocha – assistente social, especialista em Gestão, Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos. O tema: atribuições da Secretaria de Assistência social, CRAS, CREAS e outros órgãos públicos que atuam na área. Wener Pires Moreira, coordenador do Grupo de Trabalho e um dos articuladores do evento, fez um discurso em que ressaltou a importância do papel do município e descontruiu o mito de que criança e adolescente são o “futuro”: “eles, na verdade, são o presente e temos que cuidar, acolher e orientar a partir de agora”.

Outro ponto alto do encontro foi a palestra da conselheira tutelar de Salvador Antônia Luzia, que já foi assessora técnica da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia e tem vasta experiência em Serviços de Acolhimento para Crianças, Adolescentes, Adultos e Famílias. Além de discutir assuntos ligados à execução de políticas públicas, Antônia Luzia fez questão de parabenizar o município pela iniciativa e destacou o empenho e comprometimento dos profissionais de São Gabriel, tidos como exemplo para toda a Bahia.

Prefeitura Municipal – Nós fazemos uma São Gabriel melhor