Foi lançada, nesta terça-feira (24), pelo governador Rui Costa, a segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A meta é realizar dez mil cirurgias até dezembro deste ano. O evento de lançamento ocorreu no auditório do Senai Cimatec, em Salvador, e contou com a participação da primeira-dama Aline Peixoto, uma das idealizadoras da ação, além de prefeitos de várias cidades da Bahia. O Mutirão de Cirurgias beneficia a população que necessita de procedimentos que não são emergenciais e podem ser agendados. O paciente de São Gabriel que tiver encaminhamento para cirurgia deverá se dirigir até o PSF e efetuar o cadastro e atualização do Cartão do SUS. É preciso ter em mãos todos os documentos pessoais, mais o encaminhamento para o procedimento cirúrgico. O acesso de pacientes ao mutirão continuará através do Sistema de Gestão de Cirurgias Eletivas através da Lista Única. Os procedimentos serão disponibilizados para as pessoas que tenham o cadastro completo com indicação de cirurgias de hérnias inguinal, umbilical e epigástrica, vesícula (colecistectomia), histerectomia total para pacientes de 14 a 65 anos, além dos novos procedimentos que foram incluídos nessa nova etapa. Outra novidade da segunda etapa é a inclusão de cirurgias pediátricas, para pacientes de 4 a 13 anos. Nas crianças, serão executados procedimentos nas amígdalas, em casos de amigdalite com adenoide, e, ainda, hernioplastias e retossigmoidectomia. O Prefeito Hipólito Rodrigues classificou como muito positivo o lançamento da nova etapa do programa. “Sabemos que a procura é muito alta por procedimentos cirúrgicos em nossa cidade e com essa nova etapa do mutirão poderemos cadastrar novos pacientes para que eles recebam o procedimento num tempo mais curto”, destacou o prefeito.