"Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS". Esse é o tema da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Gabriel, que acontece nesta sexta-feira (21), na Câmara de Vereadores da cidade. O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social, uma "ferramenta" planejada e executada pelos governos federal, estaduais e municipais, numa estreita parceria com a sociedade civil, que prevê uma organização participativa e descentralizada do atendimento ao público. Além da população, que ocupou todos os assentos do plenário legislativo, a abertura do evento também contou com as presenças do prefeito Hipólito Rodrigues e do vice Nego Rico.

O prefeito de São Gabriel se mostrou “alegre e satisfeito” com a organização da conferência e ressaltou o fato da Assistência Social trabalhar numa rede integrada com as secretarias de Educação e Saúde. “Viva São Gabriel”, exclamou o gestor, empolgado com a performance da Filarmônica 25 de fevereiro de São Gabriel, que antes havia executado as músicas “Hallelujah” (Leonard Cohen) e Sweet Child O' Mine (Guns N' Roses), assim como um tema sertanejo. A mesa solene também foi composta pelo secretário municipal de Assistência Social, Norberto Gonçalves de Oliveira, pela presidente do Conselho Municipal, Luciene Menezes, pelo ex-deputado Zé das Virgens e por representantes de classes e membros da Administração Municipal.

Tanto o secretário Norberto como a presidente Luciene fizeram questão de destacar a “competência” da equipe da Assistência Social de São Gabriel e agradeceram ao prefeito Hipólito Rodrigues pela “autonomia”, “respaldo” e “apoio incondicional”. A 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Gabriel começou às 7h, com um café da manhã e com o credenciamento dos participantes. Após a cerimônia de abertura, encerrada com a execução do Hino Nacional, teve início o trabalho efetivo, com a plenária temática e os debates. A programação oficial prevê ainda a formação de grupos de trabalho, apresentação de propostas e eleição de delegados que vão representar a cidade na Conferência Estadual.

Prefeitura de São Gabriel – Nós fazemos uma São Gabriel Melhor