Nesta segunda-feira (02), dando início a agenda institucional após a Semana Santa, o governador Rui Costa esteve no Distrito de Gameleira do Jacaré, zona rural de São Gabriel, para inaugurar o Colégio Estadual Almerinda Almeida, que atenderá cerca de 350 alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O secretário estadual de Educação, o senador licenciado Walter Pinheiro, enalteceu a visita do governador à comunidade e classificou a postura do gestor em relação à Educação como “digna e incisiva”. Além disso, o secretário se comprometeu a ampliar a área do colégio a partir do segundo semestre deste ano, com a inclusão de uma quadra poliesportiva coberta, refeitório, laboratório e uma sala especial para oferta de curso profissionalizante. “É a oportunidade chegando para quem mais precisa”, concluiu.

Durante a cerimônia, o governador fez a entrega de uma ambulância ao município de São Gabriel, fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Manassés.  Também foram assinados convênios de assistência técnica para desenvolvimento da caprinovicultura e para aquisição de veículo e equipamentos para suporte às atividades da Agricultura Familiar. O governador Rui Costa ainda entregou a reforma do Estádio Municipal e assinou ordem de serviços para instalação de gramado no equipamento esportivo.

Fé, sabedoria e chuva pro sertão

O prefeito Hipólito Rodrigues, grande anfitrião do dia, agradeceu a Deus por “esse momento tão importante” e fez questão de ressaltar a dedicação, o compromisso e a força de vontade do governador Rui Costa. “É muito fácil administrar em tempos de fartura… Mas, nos momentos de crise a situação muda completamente: é nessas horas que os melhores se destacam”, disse. O prefeito de São Gabriel aproveitou a oportunidade para tratar de outras demandas de interesse da cidade, como a implantação de uma unidade do SAC, ações de Infraestrutura e universalização do acesso à internet. Ao final, num tom carregado de esperança e otimismo, Hipólito Rodrigues pediu aos céus “força, fé, sabedoria e chuva pro sertão”.

Mesmo após o anúncio de tantos benefícios, o discurso do governador foi precedido de grande expectativa pelos moradores da Gameleira do Jacaré, que sonham com a recuperação completa da BA-435, estrada de 32 km que liga o distrito à sede do município. Antes de tratar desse assunto, Rui demonstrou sintonia com a Prefeitura e sugeriu a elaboração de um projeto, em parceria com a Administração Municipal, para garantir o calçamento das ruas no entorno da escola recém inaugurada. Ele aproveitou a presença de outros prefeitos da região para entregar equipamentos e anunciar a construção da ponte entre Xique-Xique e Barra do Rio Grande, assim como a construção de uma ala cardíaca e um módulo de oncologia no Hospital Regional de Irecê.

Para finalizar em grande estilo e acabar com a ansiedade da população local, o governador anunciou uma nova parceria com o município para recuperação da BA-435, que será dividida em três etapas.

Prefeitura Municipal – Nós fazemos uma São Gabriel melhor